copia-de-12063374_973077679419137_8804564849878842136_n

 

Diz um ditado popular que “nada acontece por um acaso!”, por conta de uma simples troca de nome e um convite para um almoço na casa de amigos de infância, ocorreu a desnaturalização do olhar de um morador da Comunidade Nsa. Aparecida sobre o descarte do lixo doméstico no bairro.

No ano de 2009, após ser procurado por duas senhoras moradoras do bairro e ouvir sua indignação quanto ao lixo de toda a comunidade próximo de suas casas, o líder comunitário Ionilton Aragão, ficou sensível a indignação das senhoras. Tempos depois deste episódio, ele foi convidado a almoçar na casa de amigos recém casados que lhe apresentam o seu drama diário: o mau cheiro e as moscas na sua cozinha provenientes do acúmulo de lixo na porta da sua casa.

É neste instante que começa a surgir uma história de mobilização e articulação local entre comunidade, setor público e empresas privadas em prol da saúde ambiental, do compromisso e da responsabilidade com os resíduos sólidos e volumosos, de criação de novos hábitos para o embelezamento da vila, vislumbrando uma relação de cuidado e respeito com o território, com meio ambiente.